Transplantes

Transplantes

O transplante capilar é um procedimento que permite recolocar e distribuir os folículos capilares extraídos de zonas denominadas dadoras (região occipital – nuca e regiões temporais), que estão geneticamente programados para resistir à calvície. Desta forma, é possível preencher zonas de calvície e/ou menor densidade capilar. Existem duas técnicas de transplantação capilar: FUE - Follicular Unit Extraction ou Extração de Unidades Foliculares e STRIP ou FUT - Follicular Unit Transplantation ou Transplante de Unidades Foliculares. 


Técnica Fue - Extração Individual de Folículos


Atualmente é reconhecida como a técnica mais avançada de extração de folículos que permite fazê-lo de forma segura, sem os danificar e evitando cicatrizes. Utilizando instrumentos médicos específicos com diâmetros de 0,8 a 1 mm, é possível realizar a extracção e a implantação folicular de forma precisa e praticamente imperceptível. Posteriormente, as unidades foliculares são separadas de acordo com o seu número de cabelos (existem unidades de um a quatro cabelos) e implantados 1 a 1 para permitir um resultado natural e com o efeito visual desejado. Este procedimento é realizado por uma equipa de médicos e enfermeiros experientes, sendo que os processos de extracção e implantação folicular são da responsabilidade médica. Podem remover –se até 1500 a 2000 folículos num dia a dois dias.
Vantagens
  • O risco de rejeição é muito diminuído ou inexistente, uma vez que os cabelos implantados são do próprio dador;
  • É um procedimento indolor, utilizando-se para esse efeito anestesia local;
  • O regresso à vida quotidiana é imediato;
  • São respeitadas as características e necessidades de cada paciente;
  • A extracção é realizada tendo em conta o número de folículos disponíveis na área dadora;
  • Os cuidados pós-cirúrgicos são simples;
  • As possíveis complicações são raras mas dentro delas as mais frequentes são a foliculite e o eflúvio telogénico


Técnica FUT - Folicular Unit Transplantation


Consiste na excisão de uma tira de cabelo, na zona da nuca, de modo a que depois sejam separados folículos, 1 a 1, para serem colocados nas áreas de menor densidade ou ausência capilar.
A cicatriz resultante tem cerca de 2mm de largura, e fica coberta pelo cabelo que está à volta. É realizada uma sutura com pontos internos, de modo a que não seja necessário removê-los.
Esta técnica exige algumas condições para ser efectuada:
  • Casos em que há necessidade de grandes quantidades de cabelos e em que a forma do folículo não permite realizar outra técnica de extracção;
  • Quando cabelo é suficientemente denso na região da nuca, de modo a que a cicatriz fique despercebida.

Transplantes Foliculares


Consiste na remoção de folíulos para serem colocados em zonas que tenham sido danificadas pela idade, por depilação excessiva, queimaduras, feridas ou falhas genéticas.

Reconstruções

As reconstruções são uma disciplina da transplantologia-capilar que têm como objectivo colmatar falhas de folículos em zonas que tenham sofrido ciatrizes, queimadura, falhas genéticas, intervenções médicas e alergias cutâneas.

Cicatrizes


Muitas destas estão localizadas em zonas com pelo, como a cabeça, barba, bigode, membros ou região púbica. A técnica FUE, veio trazer novas possibilidades à cirurgia de transplante capilar, pela ausência de cicatrizes visíveis. Usamos folículo a folículo, de modo a ser mais minucioso e perfeito.

Queimaduras

As sequelas das queimaduras são caracterizadas por zonas de alopécia (com falta de cabelo). Para a sua correcção podemos recorrer a várias técnicas como:
  • Expansores;
  • Transplante de cabelos;
  • Directas.
São casos complexos, que justificam por vezes mais do que uma cirurgia

Correcção de Casos Antigos


Na maior parte dos casos antigos, a colheita dos cabelos foi efectuada com o método da tira, sem a técnica tricofítica, que permitia a cicatriz ficar pouco visível. Seja por este motivo, ou porque fez uma má cicatrização, é possível a sua correcção através do transplante de cabelos para essa zona. Noutros casos, a concentração de cabelos, ainda não é a desejada, pelo que se realiza uma nova cirurgia para aumentar a densidade capilar. Infelizmente nem todas as clínicas realizam a técnica FUE, nem realizam tratamentos complementares para evitar a queda dos outros cabelos, ficando assim resultados pouco naturais. Nestes casos o transplante por FUE, permite uma correcção adequada pela possibilidade de colocação folículo a folículo.

Transplante de Pelos do Corpo


O uso de pelos do corpo, permite a correcção pacientes sem área dadora suficiente. É uma técnica que demora muito mais tempo, e que necessita de várias sessões, mas tem a grande vantagem de poder modificar por completo um homem calvo.

Voltar para a Home Page
 

Pedido de contacto

Deixe-nos um dos seus contactos,
que entraremos em contacto consigo.